26/06/2011

Prova da PUC

Não sei muito bem como começar esse texto.

Fiz a prova da PUC.

É tão divertido quanto parece. Sério.

Como a prova começava às 14h e na inscrição eles pedem pra você chegar pelo menos uma hora antes, eu tive que acordar lá pras dez e pouco, porque eu moro em Nárnia e a prova seria aplicada em Atlântida, só pra vocês terem um pouco de noção da distância.

Trajetória de acordo com o Google Maps

Depois de passar no McDonalds pra um almoço rápido chegamos na PUC por volta de meio dia e meia, como os portões só abriam à uma hora da tarde tive que ficar vegetando um pouco dentro do carro.

Quando os portões abriram meia hora mais tarde eu já tava quase dormindo, mas aí eu lembrei:

- Porra, tem prova agora, mal posso esperar pra ter horas e horas de diversão ininterruptas!!1!

Mas antes da já mencionada diversão, tive uma caminhada saudável até o prédio que ia ocorrer a avaliação, eu estava junto de um aglomerado de pessoas caladas que marchavam lentamente em várias direções. Parecíamos uma horda de zumbis ao estilo de George Romero, só que sem todo o sangue e o desejo por cérebros.

A animação é contagiante
Depois de chegar na sala, esperar na fila (não tinha tanta gente assim, menos de dez) assinar os papéis, pegar o gabarito e sentar, você ainda tinha que esperar os outros, então dei uma olhada nas pessoas da sala. Eu estava fazendo a prova do Curso de Jogos Digitais e supus (supus? Puta merda que palavra esquisita) que todos na sala também estavam fazendo a mesma prova pra o mesmo curso, minha teoria me pareceu improvável à medida que mais e mais pessoas com mais de 40 anos iam entrando na sala, tinha até umas 'titias' na sala e um cara que eu tinha quase certeza que era um imigrante mexicano ilegal, então eu pensei, ou eles estão fazendo prova pra outro curso ou eu preciso rever meus conceitos.

"Já zerei Gears no Insane três vezes"
Por algum motivo, não me pareceu que eles estavam lá pra fazer Jogos Digitais, e sim algo a ver com braille ou outra coisa que gente com mais de 50 anos faz na faculdade.

Talvez um dos motivos seja porque eu falo SEGA e essa imagem passa pela mente deles
 Mas divago.

Sabe aquele instinto assassino que todo ser humano tem que fica escondido lá no interior escuro e frio do nosso subconsciente? Pois então, ele foi sendo liberado aos pouquinhos enquanto eu esperava pra eles entregarem a prova.

É o seguinte, eu não era o último da fila, depois de mim tinham mais uns vinte que iam aparecendo, por enquanto tudo bem. Depois que todo mundo já estava sentado o cara que aplicava a prova deu as instruções, nada de celular e relógio (mesmo depois dele ter falado com cada um que ia pegando o gabarito com ele), só lápis, caneta e borracha na mesa e tal, depois disso, por razões que nunca serão esclarecidas, ele ficou olhando pra gente calado por uns quarenta segundos (pode parecer pouco, mas faz um teste aí e fica calado por quarenta segundos olhando pra parede sem mudar sua expressão facial... se você não se sentiu ainda que levemente retardado, você está qualificado pra aplicar uma prova na PUC). Depois de tudo isso ainda não fomos liberados pra começar porque chegaram mais umas cinco pessoas, e não, elas não vieram de uma vez, parece que elas combinaram de chegar cada uma uma num intervalo de dois minutos (faça as contas), e como pegar o gabarito envolve um certo ritual burocrático onde são necessárias duas pessoas e muita enrolação, eu já estava quase entrando em coma de tanta raiva acumulada e reprimida ao mesmo tempo.

Meu 'eu' interior. Ele não é lindo?

Aí ele pegou o pacote com as provas e disse:

- Preciso de duas pessoas pra assinar como testemunha de que essas provas estão lacradas.

O pedido dele foi tão inesperado e esdrúxulo que demorou uns dez segundos pra que alguém entendesse e se voluntariasse. Pra algumas pessoas isso pode parecer necessário, mas pra mim é babaquice.

Você jura na presença de deus de que este envelope estava lacrado?
Ótimo, agora assine essas três vias.
Bom, agora sua avaliação está para ser aprovada pelo STF,
 num prazo de trinta dias úteis você receberá sua prova.
Enquanto distribuía as provas ele disse que tinha que esperar todos os candidatos estarem com a prova para que pudéssemos começar, porque começar quinze segundos antes que os outros é uma vantagem que não pode ser concedida a ninguém.

A prova em si estava fácil - pelo menos pra mim - com algumas questões com pequenos erros de digitação (ex. 'ele se se achava o tal...'), no começo tinha um texto meio confuso e mais adiante tinha uma tirinha que tive a iniciativa de ir no Google imagens pra mostrar pra vocês, porque é tirinha mais criativa e espirituosa que eu já vi, do nível das tirinhas do Nani (procure 'Nani tirinhas' no Google imagens e tente rir genuinamente).

Erro 404: Sentido não encontrado
Depois veio a redação sobre a violência nas escolas. Tentei ser o mais filosófico e didático o possível, depois de escrever no rascunho eu tive que passar pra folha 'oficial', depois passar a caneta, metade do tempo que fiquei na prova deve ter sido gasto só ali.

Quem já escreveu o mesmo texto três vezes sabe a sensação

Quando saí ainda tinha muita gente na sala, me senti superior.

Agora é esperar pra ver os resultados.

Entusiasmadamente ansioso

2 comentários:

  1. Hoje em dia as salas de aula de muitas faculdades estão mais cheias de pessoas mais velhas do que tão jovens. São os que não conseguirão ou não quiseram estudar na época certa. Ou os que precisam melhorar o nivel de vida e resolvem depois de mais velhos estudar. Meus irmãos mais velhos sempre falam isso. Não vejo problema algum, vc tem preconceito? relaxa...

    ResponderExcluir
  2. Voce conjugou o verbo no tempo errado colega. lê de novo e vê como é ironico o seu erro, voce é uma dessas pessoas que nao "conseguirão" estudar na epoca certa?

    ResponderExcluir