26/06/2011

O Mistério da Rua 7 - Considerações apuradas


Já que estou aqui deprimido, vou encerrar meu feriado com estilo: fazendo aquele review do filme que eu arrumei pra assistir nos primórdios do feriado (leia-se "o tempo que eu devia ter aproveitado pra dormir").

Vamos para o sofrimento.

O que eu imaginava que o filme seria antes de assisti-lo:
Uma história foda cheia de suspense e enigmas na qual um cara vivencia estranhos acontecimentos em um dia atípico de sua vida. "Foda-se o resto da história, isso já parece legal pra caralho", pensava eu.

O trailer do filme me pareceu interessante, mas me recordei que, por alguma sacanagem mística, eu parei de assistir após a cena dos 0:30, que me fez fechar a aba do YouTube e ir caçar o troço na internet, de tão foda que eu pensei que ele ia ser:

Assista só até os 35 segundos. A última cena te convenceu? Pois é, não foi só a você.


Enfim, vamos ao que interessa. O filme é sobre um evento inexplicável que ocorre pelos Estados Unidos (ou no mundo inteiro, já que ele não deixa claro quais foram as proporções do tal evento) no qual todas as pessoas desaparecem, simplesmente somem, do nada. As roupas ficam, os corpos vão. Sem deixar rastro. No meio da bagaça sobra um pessoal que tenta descobrir o que aconteceu e procura fazer o que pode para sobreviver. O começo é bem interessante. Esse evento faz referência (e um dos personagens até fala isso, em uma cena do filme) à lenda de Croatoan, um fato relativamente famoso ocorrido na época da colonização americana, no qual a população de uma ilha inteira simplesmente some inexplicavelmente, deixando seus pertences e tudo mais para trás, e a única pista encontrada pela equipe responsável pelas buscas foi a palavra "CROATOAN" gravada em um pedaço de madeira. Nunca se soube o que realmente ocorreu naquele lugar. Enfim, essa é a base para a história do filme, e realmente daria um filme foda pra caralho, mas o diretor injeta merda (ou algo mais picante) no próprio cérebro e transforma o filme, que tinha um início instigante e atrativo, num grande pedaço de cocô.

Sério. O filme piora à medida que o tempo passa. Se a história se focasse na tentativa de desvendar o mistério dos desaparecimentos ele seria bom, mas não, os roteiristas preferiram mostrar os sobreviventes tentando fugir o filme inteiro. E nem isso eles fizeram direito. A partir da metade é tudo a mesma coisa, até o final (já já eu falo dele). As personagens no mesmo lugar, discutindo e choramingando. Não tem mais nenhuma cena empolgante, com exceção de duas ou três, que não empolgam, mas pelo menos não te fazem dormir.

O gênero, classificado como terror, não se aplica. Tomei dois sustos durante o filme: um com o barulho de mensagem do celular e outro com o fato de eu ter conseguido assistir tudo sem entrar em depressão.

O final: ah, o final. PUTA QUE O PARIU, A MERDA DO FILME NÃO TEM FINAL. CARALHO. Não explica o que acontece com quem sobrou, não explica se a porra acabou, não explica o que aconteceu com quem sumiu, não explica porra nenhuma. Ok que a ideia era deixar um ar de mistério no fim, como em relação ao caso de Roanoke (tanto que tem até mais referências à história da ilha, bem claras) mas porra, pelo menos podiam contar o que vai acontecer com quem sobrou. Caralho, parece que acabou na metade. Assisti aos créditos inteiros (ok, eu admito que usei Fast Forward) pra ver se tinha uma cena no fim que explicasse alguma coisa, mas nada. Porra.

Mas como eu só esculachei o bagulho no post inteiro (bom, ele merece), o filme tem alguns pontos positivos. O início é bem interessante, a ideia que tiveram pra "entidade" que levava as pessoas foi bacana e a referência à ilha Croatoan é bem legal. Mesmo assim, o filme me decepcionou. Aquela porra daquela cena do avião, no trailer (e aqui vai um pequeno spoiler) é só aquilo. Só mostra o avião caindo. Nunca mais nem fala em "avião" na merda do filme. Considerando que essa foi a cena do trailer que mais me atraiu, dá pra eu ficar bem puto.

Bom, O Mistério da Rua 7 recebeu um 4,9 no IMDb. Acho que o que fez essa nota foi a base da história do filme, já que o enredo das personagens em si é uma merda. Juntando isso ao fato de o final ser uma desgraça, uma COMPLETA desgraça, eu considero uma nota até alta pra ele.

E aqui ficamos com o review de Vanishing on the 7th Street. Ok, não é um review, são minhas considerações sobre o filme. Vou mudar lá o título. Você, garoto(a) esperto(a) que leu até aqui, saiba que até esse ponto do texto o título era "Review: O Mistério da rua 7". Bom, agora não é mais, já que eu percebi há pouco que isso não é mesmo um review. Foda-se, quem tá escrevendo sou eu. Abraço.

O próximo filme do qual vou falar será Skyline. Ah, esse vai ser legar de escrever. Já vou preparando uma lista bem grande de xingamentos. Vou precisar de muitos.

Um comentário:

  1. se eu fosse vc eu tirava um dia inteiro, se isolava do mundo, estocava comida no seu quarto, compra uma geladeira pra coca, uma boneca inflavel, sei la, pq depois q vc ver skyline vc vai escrever um post ENORMEMENTE COLOSSAL de reclamações, escuta oq eu to te falando.

    ResponderExcluir