15/07/2011

O dia em que eu fodi com meu iPod

Olá meus caros (atuais) 4.083 leitores (porque eu sei que cada um de vocês só entrou no blog uma vez, e gostou tanto dele que deixou a página aberta eternamente, contanto como apenas 1 view), como vão as suas graças? As minhas vão bem, pelo pomposo fato de que eu estou OFICIAL, mórbida e ociosamente de férias. Você que não está de férias fique tranquilo, pelo menos existe este blog pra ler e te fazer feliz.

Enfim, foda-se. Vou falar sobre a merda que me aconteceu ontem porque isso é que atrai freguês. Bom, vamos lá.

Estava eu chegando em casa após quatro agradáveis horários de aula à tarde, pronto pro entretenimento virtual que me ocuparia por horas a fio, quando entro na internet e descubro que 9mm, um jogo supostamente foda pra iOS tinha acabado de ser lançado. "Perfeito", teclei em meu cérebro enquanto iniciava o download e ia tomar banho.

Até aí, tudo certo. Saí do banho, esperei o download terminar e fui instalar o jogo. Instalado pelo computador, coisa que eu não fazia desde que usava o PC antigo e podre, liguei o iPod e fui ver como era a parada.

Ligo o iPod - com sua fodástica proteção de tela do Quake e fundo do Diablo III - e entro na homescreen, a página de aplicativos. SÓ QUE A DESGRAÇA DOS APLICATIVOS NÃO ESTAVAM LÁ. E isso inclui alguns dos apps iniciais, que não dá pra deletar manualmente, como Calculadora, calendário, etc. No desespero, eu desliguei o iPod, cruzei os dedos e liguei de volta, na esperança que que fosse só algum bug vagabundo e que quando eu reiniciasse os aplicativos estariam lá, felizes e saudáveis. Como eu era inocente. Religuei a porcaria e tava lá a merda jogada na minha cara - meus 25gb de apps tinham ido pro saco. Não pro literal saco, já que eles estavam ocupando o espaço da memória, mas eu não podia acessá-los de jeito nenhum. Então até que dava na mesma.

Como um bom usuário da internet, sei que a primeira pessoa que poderia me ajudar não era uma pessoa, e sim o Google - e é pra lá que eu fui, sem pestanejar. Após alguns segundos de pesquisa, encontrei três ou quatro métodos que poderiam resolver o problema, miraculosamente. Mas como eu ando com o Clint as desgraças corriqueiras pelas quais ele passa acontecem comigo por osmose - em outras palavras, nenhum dos métodos funcionou. A única alternativa era a mais profunda e sombria, que sempre havia me amedrontado: restaurar o iPod.

Vamos aos porquês de a restauração ser o cúmulo da infelicidade portátil:
1. Eu perderia todos os aplicativos que tinha no iPod. O que não era um grande problema, já que eu posso sincronizar o iPod com o iTunes e os aplicativos estariam lá de volta. Mas aí temos o segundo motivo:
2. Eu perderia TODOS os meus savedatas, os progressos salvos dos jogos. O que só de pensar me deprime.

Assim, saí pela internet procurando uma maneira de fazer um backup desses saves pro PC. E graças ao bom Google eu encotrei, tive que fazer o caralho a 4 pra baixar a porcaria, já que a única forma (não a única, eu descobri posteriormente, mas a mais adequada) seria baixando pelo próprio iPod, mas eu não tinha o aplicativo necessário pra isso. Então lá vou eu e consigo depois de meia hora (sério) instalar o programa no iPod. Mando fazer o backup de todos os apps e ligo no PC pra deixá-los lá enquanto eu formato. Como eu SABIA que ia acontecer alguma merda pra variar, a porra do programa que tava passando os arquivos ME FEZ O FAVOR DE TRAVAR. Enquanto fazia um esforço sobre-humano (como diabos se escreve isso?) pra não me auto-defenestrar (ato de jogar algo e/ou alguém pela janela. No caso, meu corpo físico), verifiquei que a pasta com os savedatas já passava dos 20 gigabites de arquivos. Proliferei algum xingamento aleatório e saí procurando por esta pasta os savedatas mais importantes, pra backupear só eles. O problema: olha como os arquivos eram dispostos no explorer:

Multiplique isso por trinta. 120 pastas dessa, cada uma era um aplicativo. PUTA QUE ME PARIU.

Os próximos 30 minutos foram regrados pela diversão de abrir pasta por pasta e copiar o conteúdo interno pra memória do PC. Lasquei um foda-se e cruzei os dedos pra que esse método funcionasse.

Bom, os savedatas estavam salvos. Backupeei as fotos e me dirigi à seção da restauração do iTunes, cagando de medo de foder com tudo o que eu tinha no Touch. Depois de mais um bom tempo tentando descobrir como diabos eu fazia pra restaurar pra alguma outra versão que não fosse a última, já que esta era descrita como 'merda errante e infecciosa', baixei o arquivo necessário pra restaurar e dei a ordem, com os dez dedos cruzados. A barra de progresso do iTunes caminhava lentamente, enquanto eu acompanhava o processo tentando manter meu ímpeto destrutivo sob controle. "Erro 3491: A restauração não pôde ser realizada. Processo cancelado." Voltei ao Google para descobrir do que se tratava o erro 3491 (ou seja lá qual for o número, não lembro) enquanto jogava minha cabeça na direção do objeto pontiagudo/letal mais próximo. Acabei por descobrir em um fórum salvador que o iTunes não aceitava restauração/atualização pra uma versão que não fosse a desgraça da mais recente. Mas com a graça do Senhor descobri também que eu podia baixar o arquivo referente à minha versão atual e restaurar sem problemas. Dito e feito. Sem mais pormenores (o que é diabolicamente incrível),
meu iPod estava restaurado, com os aplicativos padrão lá, bonitinhos. No entanto, me doía o coração saber o trabalho que eu ia ter pra organizar todos aqueles 120 apps de volta. Mas foda-se. Eu havia sobrevivido até ali.

Passados bons quinze minutos de organização da HomeScreen (dá pra fazer isso pelo iTunes, antes de realmente passar os arquivos pro iTouch), e desconsirando que a desgraça de um aplicativo (que por sua vez era um dos jogos que eu MAIS jogo) não queria ser transferido de jeito nenhum, o que envolvia 'autorizar computador pela conta da Apple', 'permitir programa como administrador do Windows' e 'executar parentes próximos com uma motosserra flamejante', pus mais outro 'foda-se' na conta e terminei a sincronização. Tudo certo, do jeito que deve. Fotos, aplicativos, só faltava olhar as músicas.

Entrei tranquilamente no aplicativo de música, aguardei ele carregar as novas transferências, e PUTAQUEPARIU EU NAO ACREDITO NESSA MERDA VOU ME MATAR TODAS AS MERDAS DAS MÚSICAS TÃO SEM O NOME DO ARTISTA. Sim, é óbvio - se a vida veio cagar no meu dia, é lógico que ela faria isso em cima da minha cabeça. Todas as músicas tinham perdido suas informações. Malditas exatamente seiscentas e setenta e cinco músicas. Só a ideia de ter que pegar UMA POR UMA pra colocar o nome do álbum e do artista (já que, como novamente o Google me disse, não tem nenhum jeito de agrupá-las automaticamente) já fazia meus pêlos do braço caírem. Declarei-me derrotado e fui dormir. Eu tinha maldita aula amanhã.

O dia seguinte foi - graças ao bom céu - um dia perfeito, no qual eu tentava evitar qualquer tipo de coisa relacionada a música, o que me levaria direto a pensar nas músicas abandonadas do iPod, e consequentemente me levava a uma parada respiratória. Eu sequer olhei pro problema.
Mas como toda merda tem seu fim, o dia da desgraça havia acabado. Me lembrei que eu tenho toda a minha biblioteca de músicas backupeada nos meus dois antigos MP3 - os mesmos que até dois dias antes eu declarava 'inúteis'. Após apurar sua localização no território selvagem que é meu quarto, copiei todas as músicas pro computador, deletei as antigas, e surpresa: tudo lá, nome, banda, capa do álbum, etc. Transferi de volta pro iPod, junto com a discografia completa e foda do Johnny Cash, que eu tive que baixar de novo porque não tava inteira no player e agora eu tenho um novo, bonito, e 100% funcional iPod Touch:


Repare na HomeScreen, em toda a sua fodeza.

E essa foi a história da desgraça portátil do dia 13 de julho, dia internacional do rock. Você, querido fã que sobreviveu até o fim desta epopeia, saiba que eu ainda tenho uma história em produção para este modesto blog: a moça do Herbalife.

Grato pela audiência, nos vemos no próximo capítulo.

Um comentário:

  1. Nuuuuuu sócio! processa a vida! ela tá de preconceito com vc! sério! vou pedir indenização de 50 milhões. hahahaha

    ResponderExcluir